Foi hoje lançada mais uma chamada do CEF Transportes. O orçamento disponível é de 1,4 mil milhões de euros. O prazo de candidaturas termina a 26 de Fevereiro.

 

O Mecanismo Conectar a Europa (CEF, na sigla inglesa) caminha para o fim. A última chamada anual para a apresentação de candidaturas foi hoje lançada. Desta feita, o orçamento é de 1,4 mil milhões de euros, estando 650 milhões reservados aos 15 estados do Fundo de Coesão (entre os quais Portugal) e os restantes 750 milhões disponíveis para todos os estados-membros da UE.

A fatia de leão do orçamento, em ambas as tranches, está reservada a projectos pré-identificados na rede core da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T). São mais de 1,1 mil milhões de euros.

As outras prioridades são as de sempre, isto é, a implementação do ERTMS na rede ferroviária, a segurança na infra-estrutura rodoviária (incluindo a criação de parques seguros), os sistemas inteligentes de transportes, o Céu Único Europeu, as Auto-estradas do Mar.

O prazo para a apresentação de candidaturas estende-se até 26 de Fevereiro do próximo ano. Para ajudar à elaboração dos dossiers de candidatura, haverá um Dia de Informação virtual, agendado para 7 de Novembro próximo.

O CEF Transportes 2014-2020 arrancou com um orçamento de 23,4 mil milhões de euros (dos quais 12,3 mil milhões reservados aos países da Coesão).

Até ao momento foram apoiados 763 projectos, com um total de 22,05 mil milhões de euros.

Comments are closed.