Nos últimos três anos, o número de passageiros do “Celta”, que liga o Porto e Vigo, cresceu 155%, congratula-se o presidente da Câmara de Viana do Castelo, citando dados da espanhola Renfe.
Em comunicado, José Maria Costa manifestou “satisfação” com os dados recentemente divulgados pela Renfe que revelam que “em 2012 o número de passageiros rondava os 28 300, no ano seguinte era superior a 30 mil, em 2014 fixou-se nos 56 700 passageiros e, em 2015, aumentou 27%, com 72 300 pessoas a viajar” .
“Em valores absolutos, e em comparação a 2012, há um aumento de 155% no número de passageiros do “Celta”, explicou, garantindo que os números “justificam as antigas reivindicações de autarcas, empresários e utentes dos dois lados da fronteira”. “Estes dados vêm provar que a ligação era necessária para que a euro-região cumpra a sua missão de aproximação das duas regiões”.
O autarca sublinhou que aquele aumento “é justificado pela diminuição do tempo de viagem, pela diminuição de paragens mas também pela conciliação das bilheteiras dos dois lados da fronteira”, e a que “se irá juntar, em breve, a electrificação da Linha do Minho entre Nine (distrito de Braga) e Viana do Castelo”.
O “Celta”, “com partidas diárias de Porto e Vigo, com paragens em Nine, Viana do Castelo e Valença, substituiu a ligação internacional que existia e que esteve para encerrar em 2011”. “Na altura, e graças à luta da Câmara Municipal de Viana do Castelo e que granjeou os apoios dos empresários da euro-região, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e da Junta da Galiza, o processo foi revertido, tendo sido a modernização da Linha do Minho considerada fundamental para servir cerca de dois milhões de habitantes dos dois
lados da fronteira com o início da ligação do comboio “Celta” em 2013″, frisa o comunicado.
Com bilhete único, que mantém o preço de 14,75 euros, o comboio “Celta” passou a percorrer os 175 quilómetros (Porto/Vigo) em duas horas e 15 minutos, com as mesmas composições e maquinistas, em duas ligações diárias em cada sentido. Esse tempo de viagem deverá ser reduzido depois de eletrificada e modernizada a Linha do Minho e parte do troço na Galiza, conforme acordado pelos governos de Portugal e de Espanha.
A Linha do Minho integra o corredor Eixo Atlântico e a concretização do projecto de modernização é relevante para a ligação da rede ferroviária nacional a Espanha, nomeadamente na ligação a Vigo, que poderá permitir o aumento da capacidade exportadora de mercadorias do país.