O CEO da ANA – Aeroportos atribui à privatização da empresa o acelerar do crescimento da gestora aeroportuária, refutando as críticas do Tribunal de Contas.
“Os benefícios da privatização são óbvios. Desde 2014 até agora tivemos um crescimento médio anual de 10%, 10,7%, quando comparamos com a década anterior, que era de 4,5%”, referiu Thierry Ligonniére, presidente da Comissão Executiva da ANA, citado pela “Lusa”, sublinhando que o resultado “é um benefício notável da privatização”.
Em declarações à margem da segunda edição do Fórum de Reflexão “Um Mundo Mais Complexo”, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, Thierry Ligonniére afirmou não poder concordar com as conclusões da auditoria do Tribunal de Contas (TdC) à privatização da ANA, divulgada na passada sexta-feira.
“Obviamente não podemos concordar” e isso “está escrito nas nossas exposições [no contraditório do relatório de auditoria]”, disse, acrescentando que a “evolução da conectividade, a própria produtividade da ANA” ou os valores atingidos, “comprovam” que o negócio não foi lesivo.
Em resposta aos jornalistas, o presidente executivo da gestora aeroportuária afirmou que quem conhece a forma como se desenvolve o tráfego num aeroporto “sabe” que o crescimento registado pela empresa “não é por acaso”.
O relatório do TdC destaca ainda que, tendo em conta que o Estado concedeu à Vinci os dividendos de 2012, quando a gestão ainda era pública, e suportou o custo financeiro para cumprir o compromisso assumido no contrato de concessão, o preço da privatização (1 127,1 milhões de euros) foi inferior em 71,4 milhões ao oferecido e aceite (1 198,5 milhões).
O CEO da ANA discorda desta leitura, afirmando que “a questão dos dividendos é muito clara” e que quando a Vinci fez a avaliação do valor da ANA, “tinha integrado no valor pago ao governo português, o valor dos dividendos que ia receber”.
Trata-se, destacou, de um processo semelhante a quando se compra uma ação de mercado em Bolsa: “antes da distribuição de dividendos tem o valor X, depois da distribuição de dividendos tem o valor X menos o valor do dividendo”.
Com os lucros da ANA obtidos até 2023, a Vinci pagou em dez anos o investimento de cerca de 1 200 milhões na concessão de 50 anos.
Defender privatização da ANA é defender quer José Luis Arnaut quer António Pires de Lima, etc, os mesmos que impedem há 10 anos a DHL de ter construido a plataforma no aeroporto de Lisboa
Basta de CORRUPÇÃO NA ANA & TAP. O PS JÁ esbanjou 3.5 bilioes € dos portugueses, basta !
Basta de CORRUPÇÃO NA ANA & TAP. O PS JÁ esbanjou 3.5 bilioes € dos portugueses, basta ! Temos pior aeroporto da Europa, Vergonha, PS !
Por culpa exclusiva de Costa & Medina o aeroporto Lisboa não consegue licenciar o novo HUB da DHL que aguarda há 10 anos o seu diferimento que é bloqueio ao crescimento do turismo nacional !