O processo de certificação da pista do aeroporto de Beja para a utilização por voos comerciais civis só deverá ficar concluído no segundo semestre deste ano, referiu no Alentejo o director do aeroporto, Pedro Beja Neves.
Até aqui previa-se que a certificação da pista pelo INAC, imprescindível para a utilização do aeroporto, ficasse concluída em Maio. O director da ANA não adiantou, todavia, as razões para mais este atraso.
Ainda assim, mantêm-se os voos charter entre Beja e Cabo Verde, previsto para Abril, e bem assim os voos Londres-Beja, entre Maio e Outubro. Mas serão operações “excepcionais”, frisou.
Quanto ao futuro do aeroporto alentejano, as opiniões continuam divididas, como se verificou no encontro de Ferreira do Alentejo em que participou Pedro Beja Neves e vários operadores turísticos. Enquanto uns apostam na captação de uma companhia low cost, outros continuam a optar pela carga. A ANA, por sua vez, joga forte na manutenção de aeronaves, já a partir de 2012, com a instalação de Aeromec.