A General Electric (GE) deverá entregar ainda este mês a primeira das dez locomotivas pela Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), num negócio avaliado em 34 milhões de dólares.
O presidente da CFM adiantou, citado pela “AIM”, que mais quatro locomotivas deverão ser entregues no decurso do primeiro trimestre de 2014.
Rosário Mualeia disse ainda que um outro conjunto de dez locomotivas que a empresa pretende adquirir “muito em breve” serão entregues à unidade de negócio CFM – Centro, “o que irá permitir melhorias assinaláveis na actividade operacional.”
Para Rosário Mualeia, a aquisição das locomotivas permite à empresa deixar de ser obrigada a alugá-las aos caminhos-de-ferro da África do Sul ou da Índia, com um custo que supera os 800 dólares por dia.
No decurso de uma visita do ministro dos Transportes e Comunicações, Gabriel Muthisse, o presidente da CFM salientou que as linhas de caminho-de-ferro que estão ou irão ser construídas no Norte e Centro do país destinam-se fundamentalmente a aumentar a capacidade de cargas, tanto em contentor como a granel, em projectos que contam com o envolvimento do sector privado.