A Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique obteve em 2010 um lucro antes de impostos de 1,5 milhões de medicais, perto de três vezes mais que os 552,9 mil meticais registados em 2009, informou o presidente da empresa.
De acordo com Rosário Mualeia, citado pela agência noticiosa moçambicana AIM, aquele resultado ficou a dever-se ao aumento de 79% dos proveitos do tráfego, de 57% do manuseamento portuário e de 55% dos proveitos resultantes das concessões.
“Trata-se de resultados bastante positivos e a sua manutenção e melhoria contínua passam pela adopção de um maior rigor nos processos de facturação dos serviços prestados” disse Mualeia.
No ano passado, a empresa registou um crescimento de 11,3% no sector portuário, tendo manuseado 14 milhões de toneladas, contra os 12,6 milhões de toneladas registadas em 2009. Na área ferroviária, os CFM transportaram 5,3 milhões de toneladas, contra 4,6 milhões de 2009, o que representa um crescimento de 15%.
Mualeia apresentou estes dados durante a cerimónia de abertura da reunião anual de directores da empresa CFM, que tinha por objectivo fazer o balanço das actividades desenvolvidas no plano comercial, operacional e financeiro, bem como definir estratégias de desenvolvimento do sector ferro-portuário.