A CHEP e a IFCO, duas marcas da australiana Brambles, serão doravante os principais fornecedores de serviços de gestão de pooling e RPCs da Sonae MC.
Ao abrigo do contrato, a Brambles criou sistemas de gestão total de equipamento (paletes e contentores plásticos reutilizáveis) junto às plataformas da Sonae MC na Maia e na Azambuja. E assim os equipamentos são examinados no local e, estando em condições, de imediato reintroduzidos na cadeia de abastecimento, evitando-se as deslocações dos equipamentos em vazio até às instalações da CHEP ou da IFCO e o seu retorno ao cliente.
A IFCO fornecerá os RPCs (contentores de plástico reutilizáveis) utilizados pelos fornecedores para entregar produtos frescos nas lojas Sonae MC. Já a CHEP será responsável pela gestão das instalações de inspecção do equipamento de pooling nos centros de distribuição do retalhista.
Com a solução agora adoptada, estima-se que a Sonae MC reduzirá em 2 025 toneladas métricas/ano as emissões de dióxido de carbono e evitará o envio de 995 m3/ano de madeira para os aterros.
A Sonae MC é a unidade de negócio de retalho alimentar do Grupo Sonae, detendo, entre os outros, os hiper e supermercados Continente e Modelo Continente.