O ministro dos Transportes da Argélia anunciou um novo terminal de contentores, a ser construído e operado por empresas chinesas.

contentores

O novo terminal localizar-se-á em El Hamdnia, nos arredores de Cherchell (cerca de 90 quilómetros a Oeste de Argel). Com o arranque da construção previsto para o primeiro trimestre de 2017, resultará de um investimento a rondar os três mil milhões de euros e terá uma capacidade anual de 6,5 milhões de TEU.

A construção tem um prazo previsto de quatro anos e será assegurada pela China State Construction Corporation (CSCC) e pela China Harbour Engineering Company (CHEC). Esta última também assegurará a operação do terminal, através de uma companhia de direito argelino na qual terá uma participação de 49%.

De acordo com a consultora Oxford Business, este novo terminal terá potencial para tornar-se um novo hub no Mediterrâneo Ocidental para os tráfegos com origem na China.

O ministro argelino dos Transportes, Boudjemaa Talai, anunciou também a transformação do aeroporto de Tamanrasset, no Sul do país, num para o tráfego internacional de mercadorias. O aeroporto, que já recebe tráfego civil e militar, tem duas pistas com comprimentos de 3100 e 3600 metros. Mais pormenores sobre o empreendimento estão prometidos para Janeiro.

 

 

 

Comments are closed.