A China Merchants prossegue a sua expansão global, agora com a entrada na América Latina, através do porto de Paranaguá (Brasil).

TCP - Paranaguá

A China Merchants Port Holding anunciou a compra de 90% da TCP Participações, concessionária do terminal de contentores do porto brasileiro de Paranaguá.

O investimento atingiu os 924 milhões de dólares. Do lado vendedor estiveram o norte-americano Advent Internacional, que desde meados do ano passado estaria a tentar alienar a posição que comprou em 2011, mas também accionistas locais e a APM Terminals (que recebeu uma posição no terminal brasileiro quando comprou a TCB de Barcelona). Dois accionistas brasileiros mantêm 10% da concessionária.

A China Merchants Port justifica o investimento com os planos de expansão, a intenção de entrar no mercado da América Latina e o reconhecimento da economia brasileira no contexto regional.

No comunicado emitido ao mercado, a companhia chinesa dá conta da sua intenção de fazer do terminal de Paranaguá um hub para as suas actividades no shipping.

O terminal de contentores de Paranaguá é o segundo maior do Brasil, movimentando cerca de 1,2 milhões de TEU anuais

A China Merchants Port é lider no mercado da China (continental, Hong Kong e Taiwan), mas tem empreendido uma rápida expansão global, com investimentos na Nigéria, Djibouti, Turquia, Sri Lanka e Togo. Com a compra no Brasil chega às Américas.

 

Comments are closed.