A China Merchants Port Holdings poderá entrar na corrida ao novo terminal de contentores de Sines com o apoio financeiro do China Development Bank.

A China Merchants. empresa estatal de Pequim, assinou com o China Portugal Cooperation Development Fund, controlado pelo também estatal China Development Bank, um acordo de cooperação estratégica para potenciais investimentos em infra-estruturas portuárias no país.

Ao abrigo do acordo, a China Merchants contribuirá com o know-how da construção e equipamento de terminais, enquanto o seu parceiro garantirá o necessário financiamento.

Portugal lançou há uma semana o concurso público internacional para a concessão do futuro terminal Vasco da Gama, o segundo terminal de contentores de Sines.

Mas as ambições da China Merchants não se ficam por aqui. E daí a parceria estabelecida também com o China Africa Development Fund. Neste caso, os mercados-alvo potenciais são os países lusófonos, Brasil e Timor-Leste incluídos.

A China Merchants já opera em 36 portos de 18 países e tem estado particularmente activa na concretização do projecto de Pequim “Belt and Road Initiative”, que deverá passar por Sines.

Comments are closed.