A China Merchants Energy Shipping (CMES) anunciou ter encomendado dez navios VLOC (Very Large Ore Carriers) de 400 000 toneladas de porte bruto a três estaleiros chineses.
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O valor total dos dez valemaxes ronda os 850 milhões de dólares (760,8 milhões de euros) e as entregas estão previstas para ocorrer entre o primeiro semestre de 2018 e o fim de 2019.

Os estaleiros Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding e Qingdao Beihai Shipbuilding Heavy Industry vão construir quatro navios cada. Os restantes dois serão construídos pelo estaleiro China Merchants Heavy Industry (Jiangsu).

A CMES anunciou a semana passada ter assinado um contrato de afretamento com a brasileira Vale para transportar ferro do Brasil para a China por um período de 27 anos. Já em Setembro de 2015, a CMES tinha assinado um contrato de afretamento de cerca de seis milhões de toneladas de minério de ferro por ano do Brasil para a China por um prazo de 20 anos, com opção de prolongamento por mais cinco anos.

Os valemaxes são os maiores navios de carga geral do mundo. Devem o seu nome ao facto de ter sido a brasileira Vale a lançar o programa de construção de navios de tais dimensões, destinando-os ao transporte de minério de ferro para a China.

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