Desde o passado dia 1, a China proibiu as descargas dos filtros de gases de escape (scrubbers) nas suas zonas de controlo das emissões (ECA, em inglês), isto é, vias navegáveis interiores e maior parte da faixa costeira do país.

 

As zonas ECA da China entraram em vigor neste novo ano, tornando obrigatório o teor máximo de enxofre de 0,5% do combustível marítimo.

O uso de scrubbers permite que os navios continuem a usar combustível com teor de enxofre de 3,5% (já que o sistema de limpeza de gases de escape reduz o teor de enxofre para 0,5%). No entanto, os scrubbers de circuito aberto fazem a descarga das águas residuais para o ambiente, o que é agora proibido pela China.

Assim sendo, os navios equipados com scrubbers de circuito aberto são agora obrigados a queimar combustível com baixo teor de enxofre enquanto operam nas ECA da China.

A decisão da China segue-se ao anúncio de Singapura de proibir filtros de circuito aberto a partir de 1 de Janeiro de 2020. Estes sistemas são, de igual modo, proibidos na Bélgica, Califórnia, Massachusetts e no rio Reno (Alemanha).

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