O porto de Xangai fechou 2022 com a liderança reforçada entre os maiores portos de contentores do mundo, segundo a Linerlytica.
O poro de Xangai movimentou 47,3 milhões de TEU no ano passado, apenas mais 0,6%, ou cerca de 300 mil TEU,. que em 2021, mas beneficou do recuo de 0,5% do porto de Singapura, número dois no ranking, com 37,3 milhões de TEU.

No terceiro lugar do pódio continuou o porto de Ningbo, com 33,4 milhões de TEU e o maior crescimento homólogo (+7,3%) entre os concorrentes directos.
Os portos chineses continuaram a dominar o top 10 mundial de portos de contentores, ocupando sete lugares, e com todos a crescer (à excepção de Hong Kong).
Além de Singapura, apenbas Busan, no sétimo posto, com 22,1 milhões de TEU (-2,8%) e Los Angeles / Long Beach, no nono, com 19 milhões (-5,1%), lograram furar uma autência muralha da China.
Roterdão, no 11.º lugar, com 14,5 milhões de TEU, tendo cedido 5,5%, é o melhor porto europeu do ranking, seguido por Antuérpia, no 13.ª lugar, a crescer 12,2%, para 13,5 milhões de TEU, resultado da fusão com Zeebrugge.
Portos europeus, no top 50 divulgado pela Linerlytica, contam-se ainda Hamburgo (21.º, ultrpassado por Suzhou e Laem Chabang), Valência (35.º, caiu quatro posições), Pireu (36..º, cedeu também quatro posições), Algeciras (42.º, recuou um posto) e Bremerhaven (43.º afundou sete lugares).