A venda da Hutchison Ports ao consórcio BlackRock / TIL já não deverá acontecer no próximo 2 de Abril. A China decidiu avançar com uma investigação aprofundada ao negócio.
Depois das críticas públicas à anunciada venda de 43 terminais da Hutchison Ports, incluindo aqueles localizados nas duas entradas do Canal do Panamá, as autoridades chinesas anunciaram uma investigação aprofundada ao negócio, em nome da defesa da concorrência e do interesse público.
Apesar o negócio não incluir terminais localizados em território chinês (esses manter-se-ão sob controlo do HPH Trust), a CK Hutchison, que controla a Hutchison Ports, está na cotada da Bolsa de Hong Kong, e o grupo tem inúmertos outros negócios na China.
Por isso, tudo aponta para que a formalização do acordo de venda com a BlackRock / TIL não ocorrerá no próximo dia 2 de Abril, como previsto inicialmente.
Mas isso não significará que o negócio caia por terra. O acordo firmado prevê negociações exclusivas por um prazo de 145 dias que ainda estará longe de esgotar-se.
O acordo de venda dos terminais da Hutshison Ports a um consórcio de capitais de risco norte-americanas e a TIL, o “braço” da MSC para os terminais de contentores foi anunciado num contexto em que a Administração Trump reclamava o controlo do Canal do Panamá, contra a presença da China naquela infra-estrutura.
Particularmente sensível para as autoridades chinesas parece ser, de facto, a venda dos dois terminais panamianos, ainda que o negócio abranja 43 instalações em 23 países, podendo tornar a TILM / MSC no novo líder mundial na operação de terminais de contentores.