A China Classification Society (CCS), uma das maiores entidades classificadoras de navios mundiais, pode agora certificar navios de bandeira portuguesa, anunciou a DGRM.
Ao abrigo do acordo celebrado com a DGRM, a CCS pode agora actuar como Organização Reconhecida (OR) e “aprovar projectos, realizar inspecções, vistorias e certificação dos navios autorizados a arvorar a bandeira portuguesa, bem como proceder à respectiva emissão dos certificados de segurança e de prevenção da poluição”, refere a DGRM, em comunicado.
A CCS integra o Top10 mundial das Entidades Classificadoras de Navios, tendo para o efeito beneficiado do crescimento do crescimento e dos estaleiros chineses. Está reconhecida pela Comissão Europeia para poder celebrar acordos com as administrações marítimas dos Estados-membros, como o é a DGRM no caso português.
,A CCS é uma das 12 classificadoras com melhor performance técnica que integram a International Association of Classification Societies (IACS), cujas regras e normas para a concepção, construção e manutenção estatutária dos navios são seguidas por mais de 90% da tonelagem mundial de transporte marítimo.
Segundo a DGRM, “o acordo agora assinado permitirá que a Bandeira Portuguesa acompanhe a evolução do transporte marítimo internacional e diversifique o seu espectro de actuação em novos mercados”.
Além da CCS, Portugal tem acordos com outras sete sociedade classificadas integrantes da IACS, a saber: American Bureau of Shipping (ABS); Bureau Veritas (BV); Nippon Kaiji Kyokai (ClassNK); DNV GL; Lloyd’s Register of Shipping (LR); Registro Italiano Navale (RINA); e Korean Register of Shipping (KR).