A chinesa Zhongtong Bus (ZT Bus) forneceu cinco autocarros 100% eléctricos à STCP. As novas unidades foram apresentadas no passado sábado.
Depois da CRRC, no Metro do Porto, foi agora a vez da também chinesa ZT Bus ganhar o concurso, lançado em Abril de 2019, para fornecer cinco autocarros eléctricos para a renovação da frota da STCP.
Os Euro ZT Bus são autocarros de 12 metros, com uma capacidade de transporte máxima de 28 lugares sentados e 62 de pé. A sua autonomia é de 250 quilómetros.
De acordo com a construtora, a utilização dos Euro ZT Bus permite, ao longo de quatro milhões de quilómetros (a via útil do veículo), poupar dois milhões de euros em combustível, dois milhões de toneladas equivalente de petróleo e 4 164 toneladas de CO2.
Os cinco autocarros Zhongtong Bus foram fornecidos à STCP pela EF – Mobilidade Elétrica, representante da marca chinesa em vários mercados da União Europeia.
A ZT Bus está entre os cinco maiores fabricantes mundiais de autocarros, é o segundo maior no que diz respeito à produção de autocarros eléctricos e o primeiro relativamente a autocarros movidos a hidrogénio.
A apresentação dos novos autocarros realizou-se no Museu do Carro Eléctrico e contou com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e do Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro.
Estiveram também presentes representantes das autarquias accionistas da operadora (os presidentes do Porto e Gondomar, Rui Moreira e Marco Martins, e os vice-presidentes de Matosinhos e Valongo, Carlos Mouta e Ana Maria Rodrigues), além de representantes do IMT e os membros do Conselho de Administração da STCP.