A próxima Cimeira Ibérica, que se realizará em 2015 (em data e local ainda por anunciar), terá entre os temas em discussão os corredores ferroviários de mercadorias Sines-Badajoz, Aveiro-Salamanca e Sines-Ferrol.

A decisão foi tomada pelo comité de direcção da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET), entidade que define os temas na agenda do encontro entre os primeiros-ministros de Portugal e Espanha, numa reunião realizada na última terça-feira (18 de Novembro), em Cáceres.

Aqueles corredores ferroviários são considerados “fundamentais” pelo comité, pois os seus membros consideram que a ampliação do Canal do Panamá levará a que cheguem aos portos portugueses mais navios de grandes dimensões. Haverá, por isso, necessidade de um impulso das ligações ferroviárias entre Portugal e Espanha.

Da reunião da RIET saíram outras linhas mestras. Destaque para a criação de uma plataforma conjunta de correios e um portal administrativo conjunto, que facilite a criação e implantação de empresas de ambos os lados da fronteira.

Comments are closed.