A Cimpor vai instalar-se no Terminal Multiusos – Norte do porto de Aveiro para reforçar as exportações para África e Norte da Europa.
A cimenteira vai investir cerca de 200 mil euros no porto de Aveiro, na requalificação de um armazém e cinco silos verticais, que já foram de uma unidade de fabrico e armazenagem de cimento entretanto desactivada, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
O contrato de concessão assinado com a administração portuária abarca uma área de 7 125 metros quadrados no terminal Norte e é válido por 12 anos.
O objectivo é utilizar o complexo para a recepção e armazenagem do cimento produzido na fábrica de Souselas e destinados aos mercados de África e do Norte da Europas (particularmente o Reino Unido).
Com isso, prevê-se um aumento do número de comboios entre Souselas e o porto de Aveiro e o incremento das escalas de navios.
No ano passado, a Cimpor movimentou em Aveiro perto de 193 mil toneladas de cimento, abaixo das 223 mil toneladas de 2020, mas este ano já atingiu praticamente as 122 mil toneladas.
A cimenteira é responsável por cerca de um quinto das exportações realizadas através do porto aveirense.