A DP World e a a ICTS estão entre os candidatos à concessão do terminal multiusos do porto de Luanda, Angola, cujas propostas foram hoje abertas.
Quatro empresas estrangeiras e uma de origem angolana concorrem à concessão, exploração e gestão do terminal multiusos do porto de Luanda. São elas a angolana Multiparque Terminal Link e o Sifax Group (Nigéria), DP World (Dubai), ICTS International Container Terminal Services (Filipinas) e o consórcio SAS/MPLFI MSC.
Na abertura das propostas, o presidente da empresa pública portuária, Alberto Bengue, disse à imprensa que o vencedor será conhecido dentro de 60 dias.
Entre os requisitos obrigatórios de participação no concurso contam-se a exigência de um volume de negócios médio anual dos últimos três exercícios fiscais não inferior ao equivalente a 100 milhões de dólares (89 milhões de euros), um activo líquido não inferior ao equivalente a 100 milhões de dólares e capital próprio realizado não inferior ao equivalente a 25 milhões de dólares (22 milhões de euros).
O concurso para a concessão foi lançado em Dezembro do ano passado. O prazo inicial das entregas das candidaturas foi prorrogado por duas vezes devido à pandemia de Covid-19.
O terminal multiusos do porto de Luanda é uma infra-estrutura portuária que se dedica à operação simultânea de carga geral e contentores, possui um cais de 610 metros, com fundos de -12,5 metros e conta com uma área de 181.070 metros quadrados com capacidade para movimentar 2,6 milhões de toneladas por ano.