Cinco grandes empresas nacionais com forte actividade exportadora nos sectores da energia, turismo, construção, retalho e defesa e TI estão a ajudar 50 PME portuguesas a internacionalizarem-se.

A iniciativa surgiu no âmbito do projecto PME Connect, desenvolvido pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) e pela Deloitte Portugal.

As cinco grandes companhias envolvidas são a Sonae, no retalho, a Mota-Engil, na construção, a EDP, na energia, o grupo Pestana, no turismo, e a Tekever, na defesa e TI. Cada um destes “gigantes” apoia dez empresas seleccionadas.

O projecto incluiu inicialmente um estudo de “benchmarking” internacional, juntamente com um inquérito sobre internacionalização que foi aplicado às PME, passando depois à mentoria ao longo de duas dezenas de sessões de trabalho.

“Pela primeira vez, de forma sistematizada e sustentada, procura-se que a experiência internacional e as redes das grandes empresas portuguesas no exterior sejam aproveitadas e potenciadas pelas PME nacionais, quer directa, quer indirectamente”, refere o comunicado conjunto de AIP e Deloitte.

O culminar deste trabalho será apresentado nos próximos dias 20 a 22 de Fevereiro, no auditório da Casa da América Latina e UCCLA, em Lisboa, no “Open Days PME Connect”, um evento de business networking em que serão partilhadas experiências no âmbito deste projecto.

 

Comments are closed.