Talgo, Stadler CAF, Alstom e Siemens são as candidatas a fornecer 22 comboios à CP. No final de Março se saberá quem passa à fase seguinte.
A CP – Comboios de Portugal recebeu cinco candidaturas para o fornecimento de 22 comboios, tendo a decisão que ser tomada no prazo de 44 dias a contar de ontem, terça-feira.
“No dia 12 de Fevereiro terminou o prazo de apresentação de candidaturas tendo a CP – Comboios de Portugal recebido cinco candidaturas”, anunciou hoje, em comunicado, a empresa pública.
[expander_maker id=”2″ more=”» LER MAIS” less=”« LER MENOS”]
As candidaturas foram das empresas Patentes Talgo SLU, Stadler Service Nederland, Construciones y Auxiliar de Ferrocarriles, Alstom Transporte e Siemens Mobility Unipessoal.
O júri do concurso vai agora proceder à análise das candidaturas, “sendo admitidos à fase seguinte todos os candidatos que cumpram os requisitos de capacidade técnica e financeira”.
A decisão será tomada no prazo de 44 dias a contar da data do fim do prazo para a apresentação de candidaturas.
“Os candidatos que vierem a ser admitidos vão receber, em simultâneo, um convite à apresentação de propostas para o fornecimento do material circulante a adquirir pela CP”, indicou a empresa.
Em Setembro de 2018, o Conselho de Ministros aprovou o plano de aquisição de 22 comboios regionais para a CP, no valor de 168,21 milhões de euros, no que o ministro Pedro Marques classificou como um “marco histórico”.
Em causa neste concurso – o primeiro da CP em 20 anos – está o fornecimento de 12 unidades automotoras bimodo (eléctrico e diesel) e 10 unidades automotoras eléctricas e respectivas peças de parque e ferramentas especiais.
A entrega das composições que venham a ser compradas deverá ocorrer entre 2023 e 2026.
O investimento previsto é de 168 milhões de euros. Cerca de dois terços serão suportados por fundos comunitários
e o restante pelo Fundo Ambiental.
[/expander_maker]