Alstom, Bombardier, Hitachi, Talgo e Siemens são os cinco candidatos ao fornecimento de comboios para a High Speed Two (HS2), no Reino Unido.
Em causa está um contrato avaliado em 2,75 mil milhões de libras (3,14 mil milhões de euros).
As cinco companhias qualificadas serão agora convidadas pela HS2 a fazerem propostas vinculativas na Primavera de 2018.
O vencedor do concurso, que será conhecido em 2019, terá de assegurar a concepção, construção e manutenção de, pelo menos, 54 comboios de Alta Velocidade, capazes de circular a velocidades de até 360 km/hora. Os primeiros comboios entrarão ao serviço em 2026.
A HS2 será a segunda linha de Alta Velocidade britânica, depois da HS1, já em operação, e que liga Londres ao Canal da Mancha. A HS2 deverá ligar a capital britânica a Manchester e Leeds, desenvolvendo-se numa forma de Y, com a birfurcação a acontecer em Birmingham.
O projecto prevê a ligação de cidades como York, Newcastle, Liverpool, Glasgow e Edimburgo à rede de Alta Velocidade através das linhas convencionais.
Em Portugal faz sentido fazer o “T DEITADO” ou seja entrando em Elvas vindo de Madrid até Lisboa depois bifurcar para norte / Porto e para sul / Faro, juntando transporte de passageiros e de mercadorias, servindo portos de Leixões & Aveiro a norte e de Setúbal e Sines a sul, contribuindo para as economias de escala tão importantes à escala ibérica para a nossa economia