Segunda-feira, Janeiro 30, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

    O que é um Porto?

    Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

    O que é um Porto?

    Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

por Vítor Caldeirinha
03/01/2023
em Opinião
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

Os portos da África Ocidental e Central (WCA) representam menos de 1% do total mundial, com 10 milhões de TEU em 2021, com mais de 30 portos de comércio internacional.

O porto de Lomé tornou-se o líder regional com seus volumes multiplicados por 7 em uma década devido às estratégias de transbordo da MSC Shipping. Os mercados da África Ocidental e Central (WCA) permanecem fragmentados com a fluidez da logística transfronteiriça prejudicada por restrições administrativas e barreiras alfandegárias.  Como resultado, os serviços marítimos na WCA têm sido prestados por embarcações de pequeno e médio porte que prestam serviços diretos porto a porto.

Na década de 2010, verificou-se a modernização/ampliação dos terminais com as políticas de liberalização promovidas pelos Fundo Monetário Internacional e Word Bank Group. Na última década, a capacidade total dos armadores aumentou 40%, atingindo 4 milhões de TEU em 2020. Esse aumento de volume está a ser impulsionado pelas cinco principais linhas marítimas, em detrimento das linhas regionais e pequenos operadores dedicados, muitas vezes especializados nos nichos de mercado da WCA. Enquanto 32 empresas de transporte de contentores operavam no mercado Dakar-Luanda em 2010, apenas 20 permanecem em 2020.

O oligopólio sobre serviços de transporte e portuários pode atuar como um catalisador para a modernização de políticas e práticas públicas na WCA.

A Maersk Line, MSC Shipping e CMA-CGM aumentaram sua participação de mercado de 54%, em 2010, para 74%, em 2020.  A líder mundial MSC Shipping pretende ultrapassar a Maersk Line como a principal linha de navegação no continente africano em 2022. A rota WCA-Ásia (incluindo o subcontinente indiano e o Oriente Médio) representa 53% de toda a capacidade da frota de contentores em 2020. As operadoras europeias mantêm sua liderança sem concorrência real das linhas marítimas asiáticas.

A concentração é ainda mais percetível na operação de terminais. A Bolloré Africa Logistics (BAL – Grupo Bolloré), a APM-Terminals (AP Moller-Maersk) e a Terminal Investment Ltd (TiL – Grupo MSC) detêm a quase totalidade dos terminais de contentores, bem como várias instalações polivalentes e Ro-Ro, para além de alguns portos secundários como Banjul (Gâmbia) ou Bissau (Guiné-Bissau), o terminal roll-on/roll-off PTML em Tin-Can, ou as atividades portuárias da Guiné Equatorial de Bata/Malabo.

Acresce a aquisição da Bolloré Africa Logistics SAS  e suas afiliadas (“Bolloré Africa Logistics Group”) pela MSC. Neste cenário competitivo, vale a pena considerar o papel da DP World, sediada em Dubai, nos portos de Dakar (Senegal) e Luanda (Angola) e da filipina ICTSI em Matadi (RDC).

O oligopólio sobre serviços de transporte e portuários pode atuar como um catalisador para a modernização de políticas e práticas públicas na WCA. Ao negociar os termos contratuais das concessões de terminais, o poder público precisa adotar ferramentas e métodos regulatórios mais flexíveis e de maior resiliência e eficácia na defesa dos interesses nacionais.

O atual oligopólio estrutural estabelecido na WCA nos últimos anos pode oferecer oportunidades para ajustar políticas tarifárias específicas sobre volumes de transbordo, serviços de transporte marítimo de curta distância intra-africanos ou rever os compromissos de tráfego numa perspetiva de longo prazo. Para tal, é necessário contar com decisores públicos com competências aguçadas nestas temáticas sensíveis e estratégicas e reforçar o know-how das elites públicas encarregadas de preservar os interesses socioeconómicos nacionais, a começar pelas cruciais interfaces portuárias.

 

Elaborado a partir do artigo original em inglês de:

Brigitte Daudet | METIS LAB – Normandy Business School | bdaudet@em-normandie.fr

Yann Alix | Fondation SEFACIL | yann.alix@sefacil.com

Original em : https://unctad.org/news/transport-newsletter-article-no-98-fourth-quarter-2022

 

VÍTOR CALDEIRINHA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clique em "ok" para consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".OkPolítica de Privacidade