A versão eléctrica e-Jumpy chega ao mercado nacional do segundo semestre do ano, anunciou a Citroën.

Depois do e-Jumpy, chegará o e-Jumper

O novo e-Jumpy será acompanhado por versões 100% eléctricas do Jumper, ainda no final deste ano, e do Berlingo Van, no próximo ano. Assim, a partir de 2021, a totalidade da gama de comerciais Citroën contará com uma oferta eléctrica em complemento de motores térmicos.

Com 100 kW (136 cv) e 260 Nm de binário no sistema de propulsão eléctrica, o e-Jumpy tem a velocidade máxima limitada de forma electrónica a 130 km/h. Os clientes podem optar entre duas opções de baterias de iões de lítio, com 75 kWh (oferece até 330 km de autonomia WLTP) ou 50 kWh (até 230 km de autonomia WLTP). A bateria terá garantia de oito anos ou 160 mil km. As baterias são formadas por 27 (75 kWh) e 18 (50 kWh) módulos.

O Citroën e-Jumpy está preparado para várias opções de carregamento da bateria, seja com um cabo de carregamento ligado a uma tomada doméstica, através de wallbox ou num posto de carregamento rápido. Neste último caso, num posto de carregamento público de 100 kW DC, o carregamento da bateria de 50 kWh até um patamar de 80% leva cerca de 30 minutos (45 minutos se bateria de 75 kWh).

A plataforma EMP2 (do Grupo PSA, que o e-Jumpy partilha com o Peugeot Expert e o Opel Vivaro) permite que a bateria seja alojada no chassis do veículo para preservar o volume de carga útil.

Três comprimentos de carroçaria

O furgão poderá ser configurado com várias opções de carroçaria, incluindo cabine dupla, chassis-cabine e transporte de passageiros, com carga útil de até 1 275 kg e peso bruto entre 2 800 e 3 100 kg.

O e-Jumpy está disponível em três comprimentos, entre os quais a nova versão XS de 4,60m que facilita o acesso aos centros urbanos, especialmente às zonas de baixas emissões, e permite estacionar sem restrições. Este comprimento, está associado a um volume que pode atingir 5,1 m3.

À versão XS (proposta apenas com bateria de  50 kWh) juntam-se as M (4,95 m) e e XL (5,30 m) com capacidades máximas de carga de 5,8 e 6,6 m3, respectivamente (estas duas versões podem ser encomendadas com bateria de 50 kWh ou 75 kWh).

 

Comments are closed.