A partir de 1 de Março, a CKYH Alliance passará a CKYHE Alliance. A Evergreen juntar-se-á à Cosco, à K Line, à Yang Ming e à Hanjin para responderem à P3 e à G6 nas ligações Ásia-Europa.
A Evergreen já colaborava com membros da CKYH Alliance desde 2012. Juntas, as cinco companhias detêm 16,8% da capacidade mundial de transporte marítimo de contentores, de acordo com os dados da Alphaliner. No Ásia-Europa terá 26%. Significativamente menos que a P3 (que agrega os três maiores players) e menos também que a G6.
O arranque das operações conjuntas está previsto para meados de Abril, com uma oferta de seis serviços entre a Ásia e o Norte da Europa e quatro entre a Ásia e o Mediterrâneo.
A P3 (Maersk Line, MSC e CMA CGM) ainda aguarda a autorização das autoridades da Concorrência para arrancar com as operações em Maio. A G6 (APL, HMM, MOL, Hapag-Lloyd, NYK e OOCL) está a percorrer o mesmo caminho.