O oleoduto que abastecerá o aeroporto de Lisboa poderá ser construído pela CLC (grupo Galp), dispensando-se, assim, o concurso público.
Aeroporto de Lisboa será abastecido por oleoduto

O ministro do Ambiente e da Transição Energética disse hoje já ter o parecer jurídico que diz que o novo oleoduto para abastecer o Aeroporto Humberto Delgado “pode mesmo ser feito pela CLC”, controlada pela Galp.

Em declarações aos jornalistas, à margem do encerramento do Fórum de Energia em África, João Pedro Matos Fernandes esclareceu que já tem o “parecer jurídico feito pelas entidades públicas do Governo que confirma que esta é uma actividade de transporte de combustível”, podendo assim ser feita pela CLC (Companhia Logística de Combustíveis).

“Estão hoje também do nosso lado abertas as condições para começar a negociar com a CLC, se não acontecer na próxima semana, acontece na outra de certeza”, acrescentou o governante.

Em 29 de Maio, Matos Fernandes anunciou que estava a ser avaliada juridicamente a candidatura da CLC à construção do oleoduto, sendo que a empresa é responsável pela exploração do oleoduto entre Sines e Aveiras de Cima e também pela armazenagem e expedição de combustíveis na instalação de Aveiras de Cima.

Se a actividade fosse encarada como uma actividade de transporte, abria-se a possibilidade de negociar directamente com este interessado. Caso fosse entendida juridicamente como actividade de distribuição, teria de se avançar com um concurso público.

A necessidade de abastecer o aeroporto de Lisboa através de um oleoduto tornou-se evidente aquando da recente greve dos motoristas de matérias perigosas.

This article has 2 comments

  1. “MAIS VALE TARDE DO QUE NUNCA” demoraram década a lembrar-sse de que Lisboa era a única capital cujo aeroporto não era abastecido por gasoduto, igaul aconteceu com o metro, igual acontece com a falta de 1 novo aeroporto que o Costa diz ser assunto tabu … lol

  2. … igual …