Tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS adiantou em primeira mão, a CLdN lançou em Leixões, no passado sábado, uma nova ligação a Zeebrugge.
As honras da estreia couberam ao MV Laulerine, um dos navios de nova geração da CLdN, com uma capacidade de transporte de 5 400 metros lineares de carga rodada. Será este navio a garantir uma das duas escalas semanais programadas.
A ligação a Zeebrugge prolonga o serviço já existente entre Leixões e Roterdão. Com a escala no porto belga, a CLdN passa a oferecer ao mercado nacional o acesso a Gotemburgo (Suécia), Esbjerg (Dinamarca) e Cork (Irlanda). Que acresce às ligações já existentes, via Roterdão, a Purfleet e Killingholme (Reino Unido) e Dublin (Irlanda).
“O Porto de Zeebrugee é a principal referência na Europa em tráfego ro-ro. Esta nova ligação é importante para a economia portuguesa no acesso aos mercados internacionais e reafirma a relevância do Porto de Leixões para a economia regional e nacional.”, sublinhou a APDL, em comunicado emitido a propósito da estreia.
À custa do serviço da CLdN, Leixões é o primeiro porto nacional de carga ro-ro, com 1,4 milhões de toneladas exportadas no primeiro trimestre.