Tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS adiantou em primeira mão, a CLdN lançou em Leixões, no passado sábado, uma nova ligação a Zeebrugge.

As honras da estreia couberam ao MV Laulerine, um dos navios de nova geração da CLdN, com uma capacidade de transporte de 5 400 metros lineares de carga rodada. Será este navio a garantir uma das duas escalas semanais programadas.

A ligação a Zeebrugge prolonga o serviço já existente entre Leixões e Roterdão. Com a escala no porto belga, a CLdN passa a oferecer ao mercado nacional  o acesso a Gotemburgo (Suécia), Esbjerg (Dinamarca) e Cork (Irlanda).  Que acresce às ligações já existentes, via Roterdão, a Purfleet e Killingholme (Reino Unido) e Dublin (Irlanda).

“O Porto de Zeebrugee é a principal referência na Europa em tráfego ro-ro. Esta nova ligação é importante para a economia portuguesa no acesso aos mercados internacionais e reafirma a relevância do Porto de Leixões para a economia regional e nacional.”, sublinhou a APDL, em comunicado emitido a propósito da estreia.

À custa do serviço da CLdN, Leixões é o primeiro porto nacional de carga ro-ro,  com 1,4 milhões de toneladas exportadas no primeiro trimestre.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*