A CLdN vai testar a utilização de duas velas rotores num dos seus navios, para avaliar a redução dos consumos e das emissões poluentes.
O navio escolhido para a realização dos testes é o MV Delphine, o maior navio ro-ro de shortsea do mundo (a par do MV Celine, também da CLdN), com uma capacidade de transporte de 8 000 metros lineares de carga rodada.
O sistema a instalar é composto por duas colunas de 35 metros de altura e cinco metros de diâmetro, por onde o vento passará, accionando os rotores que produzirão a energia para a propulsão do navio. O sistema é automático e só funciona quando detecta vento com a intensidade suficiente.
As colunas têm dimensões impressionantes, mas para permitir a navegação em áreas com limites de altura (por exemplo, sob pontes no acesso a portos) elas são rebatíveis.
Os criadores do sistema, a Norsepower, estimam uma redução de 7-10% nos consumos e, logo, as emissões poluentes.
O sistema pode ser instalado em navios novos e em navios existentes. No caso do MV Delphine, prevê-se que a instalação esteja concluída no final do ano.
Gary Walker, COO da CLdN, citado em comunicado, lembrou que em 2021 a companhia se assumiu como a melhor entre as suas pares, no ro-ro no Noroeste da Europa, em termos de emissões por tonelada transportada, e reafirmou o compromisso de continuar a investir para ajudar os clientes a reduzirem a sua pegada de carbono.
Nesse sentido, acrescentou, a instalação das velas de rotores no MV Delphine servirá para avaliar a viabilidade da sua utilização nos demais navios da frota, ou em novos navios.