A CM Tir é o primeiro transportador português a operar com o Volvo FH LNG, anunciou a Auto Sueco.

Foi no passado dia 23 de Dezembro que a Auto Sueco entregou à CM Tir Transportes Nacionais e Internacionais SA, o primeiro Volvo FH LNG, movido a gás natural liquefeito, vendido no mercado português.

Os modelos FM e FH LNG movidos a gás natural liquefeito ou biogás foram apresentados pela marca sueca em Dezembro de 2017. Disponíveis nas versões de 420 ou 460 cv para operações de longo curso ou transporte regional pesado, têm a mesma performance, características de condução e consumo de combustível dos modelos movidos a gasóleo, sustenta o construtor.

No caso, o veículo adquirido pela CM Tir  está equipado com o motor a gás de 460 cv, caixa de velocidades I-Shift complementada pelo I-See (Cruise Control inteligente) e V.E.B. + (Volvo Engine Brake Plus).

Para os seus modelos a gás, a Volvo optou pela utilização do ciclo Diesel, em vez da solução convencional de ciclo Otto (com velas de ignição). Com isso, o motor de 13 litros movido a gás tem binários máximos iguais aos dos motores diesel correspondentes. O consumo de combustível é também igual e “cerca de 15 a 20% inferior face aos motores a gás convencionais”, garante a marca.

As emissões de CO2 “são 20 a 100% inferiores quando comparadas com o gasóleo, dependendo da escolha do combustível”, acrescenta o comunicado da Auto Sueco.

Os comentários estão encerrados.