A CMA CGM está a negociar a ampliação de três navios porta-contentores encomendados, de 13 800 TEU para 16 000 TEU, anunciou Jacques Saadé.
Os novos navios serão os segundos maiores do mundo, só superados pelos dez Triple E, de 18 000 TEU, encomendados no início do ano pela Maersk.
A propósito, o presidente da CMA CGM admitiu que a companhia poderá vir a colocar encomendas para navios de 18 000 TEU de capacidade. Actualmente, os seus maiores navios têm uma capacidade de transporte de 13 800 TEU.
As afirmações de Saadé confirmam a “febre” de encomendas e a corrida ao gigantismo que está a assolar o sector do transporte marítimo de contentores. Por outro lado, reforçam a ideia de que o grupo CMA CGM estará mesmo a dar a volta à difícil situação em que se encontrava ainda no ano passado.
Todavia, analistas do mercado estimam que a CMA CGM não deverá avançar já para as encomendas de 18 000 TEU, a menos que garante um parceiro para o negócio. Ao invés, como é público, a Maersk poderá em breve exercer a opção que tem para mais dez navios Triple E.