A CMA CGM vai aumentar a sobretaxa de combustível a partir de 1 de Dezembro, para 100 dólares/TEU.
Apesar das críticas às sobretaxas de combustível anunciadas por várias companhias em Junho passado, a CMA CGM decidiu, não apenas manter a sua mas aumentá-la.
A sobretaxa de 55 dólares/TEU actualmente cobrada subirá para os 100 dólarfes/TEU a partir do próximo mês. Será o valor mais alto entre os cobrados pelas principais companhias de transporte marítimo de contentores.
A CMA CGM justifica a subida com o aumento do preço do petróleo verificado em Outubro, quando atingiu os 86 dólares/barril. Porém, no entretanto a cotação do crude caiu mais de dez dólares.
A sobretaxa foi lançada, com carácter de emergência, em Junho passado, para vigorar um mês, foi prolongada por mais um mês em Julho e por tempo indeterminado a partir de Agosto.
Este aumento da sobretaxa de combustível da CMA CGM acontece em vésperas de outras companhias começarem a cobrar – a partir de 1 de Janeiro de 2019 – uma sobretaxa pela utilização de combustível com menor teor de enxofre.
No final de Setembro passado, a companhia gaulesa avisou que os sobrecustos do novo combustível – que calculou em 160 dólares/TEU – serão passados para os clientes, mas não anunciou quando começaria a cobrar essa sobretaxa.