A CMA CGM está mesmo em negociações para a criação de uma nova mega-aliança de transporte marítimo de contentores. A confirmação foi dada pelo vice-presidente do gigante francês, Rodolphe Saadé, em declarações ao “Wall Street Journal”.
“Somos um operador de transporte marítimo cada vez maior e estamos em posição para selcecionarmos os parceiros com os quais queremos fazer negócios”, referiu o executivo, que é filho do presidente da CMA CGM.
O acordo da aliança Ocean Three, entre a CMA CGM, a UASC e a COSCO, é válido por dois anos, prazo que termina no final do ano corrente, lembrou Rodolphe Saadé. “Há muitos rumores no mercado sobre com quem estamos a negociar”, acrescentou. “Na nossa indústria toda a gente fala com toda a gente”, referiu o vice-presidente da CMA CGM.
A companhia francesa tem sido ligada pelos analistas do mercado a uma nova mega-aliança com operadores asiaticos, casos da China Cosco Shipping (COSCOCS, resultante da fusão da COSCO e CSCL), da OOCL e da Evergreen. Apenas a Evergreen comentou os rumores para os negar.
Entretanto, a COSCOCS já anunciou que manterá, para já, a participação nas duas alianças rivais em que está emvolvida.
» CMA CGM e Cosco estarão a forjar nova mega-aliança