A CMA CGM confirmou hoje uma proposta de promessa de compra de 100% da Bolloré Logistics, que a levará ao top 5 mundial da logística.
Em comunicado, a CMA CGM foi parca em pormenores dizendo apenas que com a compra acelerará a sua diversificação para a logística e tornar-se-á um dos cinco maiores players mundiais do sector.
O Grupo Bolloré, por seu turno, anunciou ter recebido uma promessa de compra de 100% da Bolloré Logistics, por cinco mil milhões de euros, que ao cabo das negociações exclusivas iniciadas no passado 18 de Abril foi reduzida de comum acordo para 4,65 mil milhões de euros.
Logo na altura, recorde-se, a CMA CGM disse que a intenção de comprar a Bolloré Logistics se inseria na sua estratégia de longo prazo, baseada nos dois pilares do shipping e da logística, e que o objectivo era oferecer soluções end-to-end para satisfazer as necessidades das cadeias de abastecimento dos clientes.
Já o Grupo Bolloré sublinhou que uma possível combinação da Bolloré Logistics com a CEVA Logistics, considerando a complementaridade das suas actividades e redes, cumpriria com os objectivos de ser um player cada vez mais global e de oferecer soluções integradas mas à medida aos clientes.
A CMA CGM comprou anteriormente a CEVA e a Gefco Já o Grupo Bolloré venceu a Bolloré Africa Logistics à MSC.
A Bolloré Logistrics opera em 148 países (incluindo 83 parceiros), em 360 instalações, empregando 15 mil pessoas. De acordo com a informação disponível no seu site, movimentou 390 mil toneladas de carga aérea e 710 mil TEU.
Assim se concretize mais esta venda, o Grupo Bolloré sairá do negócio dos transportes e da logística, mas manter-se-Á nas áreas da comunicação (televisão, publicidade, edições, música,…), indústria e gestão de activos financeiros (numa carteira avaliada há um ano em cerca de 13 mil milhões de euros).