A CMA CGM anunciou a compra da multinacional Ingram Micro, que com a CEVA darão origem ao quarto maior player mundial de contract logistics.
O negócio, avaliado em três mil milhões de dólares, abrange a maioria das actividades de Commerce & Lifecycle Servives (CLS) da Ingram Micro na América do Norte, Europa, América Latina e Ásia-Pacífico, e inclui a plataforma Shipwire, baseada na “nuvem”.
Em números, a aquisição agora anunciada abarca 11 500 trabalhadores e 59 plataformas em todo o mundo e um volume de negócios de 1,7 mil milhões de dólares previsto para o ano corrente.
Combinando a CEVA Logistics e a Ingram Micro CLS, a CMA CGM criará o quarto maior fornecedor mundial de serviços de contract logistics, com mais de 90 mil trabalhadores e 1 100 instalações em 160 países.
A compra, que o grupo francês se propõe fazer com recursos próprios, fruto dos lucros recorde do negócio do transporte marítimo de contentores, deverá ser finalizado no decurso do primeiro semestre de 2022.
“A aquisição da Ingram Micro CLS é estratégica para o Grupo CMA CGM. Concluído o seu turnaround no ano corrente, a nossa subsidiária CEVA Logistics acelerará o seu desenvolvimento e entrará no top 4 mundial em contract logistics. A sua posição será significativamente reforçada nos mercados dos EUA e Europa, aumentando a sua capacidade para aproveitar as oportunidades criadas pelo boom do e-commerce”, justificou Rodolphe Saadé, líder do grupo francês, citado em comunicado.