Com a entrada na holding espanhola da COSCO, a CMA CGM ganha também acesso às actividades ferroviárias do grupo chinês no país vizinho.
Com a compra de 49% da COSCO Shipping Ports (Spain) Terminals, a CMA CGM entrou nos terminais de contentores de Valência e de Bilbau, com isso reforçando a presença nos portos espanhóis.
Mas os negócios da holding chinesa têm também uma forte componente ferroviária e multimodal, com a qual a CMA CGM poderá também buscar sinergias e reforçar a sua presença directa no mercado espanhol.
De acordo com o “El Mercantil”, que acedeu às participações societárias detidas pela CSPT Spain a, a holding onde agora entrará a CMA CGM controla 51% da Logitren, operador ferroviário. Mas não só. Também é dona a 100% da CSP Iberian Rail Services (operador multimodal, que comercializa a oferta da Logitren), controla 60% da CSP Iberian Zaragoza Rail Terminal (o terminal ferroviária da Plaza de Saragoça) e partilha com a Renfe o controlo da Conterail, que gere o porto seco de Coslada, na região de Madrid.
Ora, do lado da CMA CGM o grupo francês detém a Continental Rail (que além do mais participa na promotora da futura AE ferroviária entre Algeciras e Saragoça) e é maioritária no porto de Azuqueca.
Especialistas ouvidos pelo “El Mercantil” estimam que as sinergias possíveis entre os dois grupos estimularão o desenvolvimento do transporte ferroviário de mercadorias em Espanha.
Falta saber até onde, e se tais benefícios chegarão a Portugal.