O porto francês de Le Havre vai avançar com um novo terminal de contentores de um milhão de TEU, a ser desenvolvido pela DP World e Terminal Link (CMA CGM).
A Générale de Manutention Portuaire (GMP) ganhou a concessão para a construção e operação do terminal de contentores dos cais 11 e 12 do Port 2000, em Le Havre.
O contrato de concessão, que será assinado em breve, terá uma duração de 34 anos, incluindo dois anos de estudo e projecto, dois anos de construção e 30 anos de operação.
O novo terminal localizar-se-á no extremo Oeste do Port 2000. Com uma capacidade operacional de um milhão de TEU/ano, o terminal disporá de 700 metros de frente de cais e 42 hectares de terraplenos.
A GMP é uma joint-venture entre a DP World e a Terminal Link, uma subsidiária da CMA CGM. Desde 2006 que a GMP opera os cais 2 a 5 localizados a Leste do Port 2000, bem como os cais Quai de l’Europe e Quai des Amériques nos Terminais Norte.
“É uma excelente notícia para todos os clientes que demonstraram a sua confiança na GMP e nos terminais de Le Havre em que esta opera. Isso dará ainda mais energia à actividade portuária de Le Havre ”, comentou, no comunicado do grupo francês, Christine Cabau Woehrel, vice-presidente executiva responsável por activos industriais da CMA CGM.