A CMA CGM chegou a acordo com a HMM para comprar uma posição de 50% menos uma acção no terminal de contentores TTI Algeciras.
Os valores do negócio não foram divulgados, mas em Junho passado a HMM comunicou ao mercado estar vendedora de uma posição no TTI Algeciras, por 50 milhões de dólares, para aumentar a sua liquidez.
A companhia sul-coreana venderá à CMA CGM a posição que detém directamente no terminal espanhol, mantendo a maioria através de uma sociedade-veículo, a HT Algeciras, que controla a 100%.
O negócio fica dependente das autorizações regulamentares, com ambas as partes a apontarem o início da operação conjunta para o último trimestre do ano corrente.
O TTI Algeciras foi desenvolvido pela Hanjin Shippping e adquirido pela HMM na sequência da falência daquela. O terminal, com uma capacidade de 1,6 milhões de TEU, começou a operar em Maio de 2010. A concessão estende-se até Julho de 2040.
A CMA CGM procedeu recentemente à reorganização dos seus activos portuários, tendo vendido dez dos terminais da CMA Terminals à Terminal Link, uma parceria com a China Merchants.
A CMA CGM integra a Ocean Alliance, ao passo que a HMM aderiu recentemente à THE Alliance.