A CMA CGM reforçou a sua presença nos terminais de contentores espanhóis através da compra de 49% da holding espanhola da COSCO, com terminais em Valência e Bilbau.
O valor do negócio não foi revelado. A CMA CGM adquiriu a posição de 49% na COSCO Shipping Ports (Spain) Terminals detida conjuntamente por fundos de investimtento da JP Morgan e da APG.
Com a compra, o grupo gaulês passa a controlar 49% do CSP Iberian Valência Terminal, com uma capacidade instalada de 3,5 milhões de TEU, e 38% do do SCP Iberian Bilbau Terminal, com uma capacidade de 500 mil TEU mas que nos próximos cinco anos beneficiará de um investimento de 40 milhões de euros.
A CMA CGM já detém 50% menos uma acção do TTI Algeciras, que adquiriu em 2021 à HMM.
CMA CGM e COSCO são parceiras na Ocean Alliance, juntamente com a OOCL (controlada pela COSCO) e a Evergreen. Alám disso, as duas companhias já estão juntas no trminal de contentores de Zeebrugge.
O grupo francês, número três mundial, em termos de capacidade, no transporte marítimo de contentores, tem também uma forte presença no negócio dos terminais, através da CMA CGM Terminals e da Terminal Links.