É o maior porta-contentores do mundo e só deverá ser destronado pelos Triple E da Maersk. O CMA CGM Marco Polo, de 16 000 TEU, zarpou anteontem de Ningbo para a sua primeira viagem no FAL 1.
O navio foi construído nos estaleiros sul-coreanos da Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME). Originalmente especificado para 13 300 TEU, foi entretanto aumentado para 16 000 TEU. Tem 396 metros de comprimento, 54 metros de boca e cala 16 metros.
O CMA CGM Marco Polo vai operar no serviço FAL 1, entre a Ásia e o Norte da Europa, em substituição de um outro navio de 11 000 TEU, entretanto deslocado para o Pacífico.
Os responsáveis do operador francês garantem que o novo navio não representará um incremento significativo na oferta de capacidade. Mais, caso a situação do mercado se deteriore, a companhia diz-se disposta a tomar medidas para reduzir a oferta, nomeadamente desviando os navios para a Rota do Cabo, assim o custo do combustível o permita.
Segundo os especialistas, o CMA CGM Marco Polo deverá navegar a menos de 20 nós a caminho do Norte da Europa e mais devagar ainda na viagem de retorno.
A estreia do CMA CGM Marco Polo acontece num momento em que se aguarda a apresentação dos resultados do terceiro trimestre da companhia francesa. Segundo o Lloyd’s List, esperam-se lucros robustos, em claro contraste com as perdas de 217 milhões de dólares sofridas no período homólogo de 2011.
A CMA CGM deverá receber mais dois navios de 16 000 TEU em 2013. Por essa altura, a Maersk Line deverá estrear os Triple E de 18 000 TEU.