O CMA CGM Mermaid é o primeiro de dez porta-contentores a GNL com que o armador francês quer operar no Norte da Europa e no Mediterrâneo até ao final do ano.
A CMA CGM aposta forte na transferência modal das cargas, da rodovia para o short sea, e para isso conta com uma nova frota de dez navios de 2 000 TEU.
Os primeiros seis navios começarão a operar entre Abril e Junho deste ano, servindo o Báltico e a Escandinávia a partir dos portos de Hamburgo e Bremerhaven. Os restantes quatro serão colocados no Mediterrâneo, entre o final de Setembro e o final de Novembro.
Com 204,29 metros de comprimento e 29,6 metros de boca (dimensões optimizadas para melhorar a hidrodinâmica e aerodinâmica), os novos navios destacam-se pela colocação da ponte e alojamentos à frente, com isso melhorando a aerodinâmica e aumentando a capacidade de transporte.
Fruto da colaboração da CMA CGM com a Chantiers de l’Atlantique e a Hyundai Heavy Industries, os navios estão a ser construídos nos estaleiros sul-coreanos da Hyundai Mipo Dockyard.
A CMA CGM promete uma redução de 20% nas emissões de CO2 e uma redução de 15% nos consumos. Todos os navios serão alimentados a GNL, sendo que o último será equipado com células de combustível a hidrogénio, que lhe permitirá produzir a sua própria energia quando em porto.
Com os novo navios, a companhia gaulesa quer promover o desenvolvimento do short sea como alternativa ao transporte rodoviário de mercadorias intra-europeu.