A CMA CGM e a Brittany Ferries acordaram uma parceria para o transporte de passageiros e carga rodada na Mancha e Península Ibérica.
A CMA CGM vai investir 25 milhões de euros na Brittany Ferries (dez dos quais na compra de uma posição accionista, com direito a um administrador) para acelerar a recuperação da empresa no pós-pandemia e desenvolver sinergias, em particular no transporte ro-ro.
No âmbito da parceria comercial, a CMA CGM terá acesso à capacidade para carga rodada nos navios da Brittany Ferries que servem o Reino Unido e Espanha.
Recorde-se que ainda recentemente a Bruttany Ferries equacionou operar para Leixões, mas não avançou com a ideia, desconhecendo-se se agora poderá “voltar à carga”.
A CMA CGM, desde logo através da Containerships, é particularmente forte no short sea europeu de transporte de contentores. Mas está agora a apostar mais no transporte de carga rodada, de que é exemplo o ainda recente lançamento de um serviço no Mediterrâneo, entre França, Espanha e Marrocos.
A parceria agora anunciada aponta também à descarbonização do transporte marítimo, mediante a utilização de navios a GNL (uma forte aposta da GMA CGM, sendo que a Brittany Ferries tem também encomendados dois navios híbricos) e o desenvolvimento de soluções intermodais de combinação com a ferrovia.