O CMA CGM Jacques Saadé, o maior porta-contentores do mundo (23 mil TEU) movido a GNL, iniciou hoje a primeira viagem comercial.
O navio, o primeiro de uma encomenda de nove, foi baptizado ontem, em Xangai, com o nome do fundador do grupo CMA CGM, seguindo hoje para Pusan, onde iniciará a primeira viagem alinhado no serviço FAL (French Asia Line).
Com a alimentação a GNL, o CMA CGM Jacques Saadé reduz em 20% as emissões de CO2, en 99% as emissões de enxofre e em 85% as emissões de dióxido de nitrogénio. Rodolphe Saadé, classifica-o como mais um passo na luta contra o aquecimento global e na estratégia para atingir a neutralidade carbónica em 2050.
O novo navio, sublinhou o filho de Jaques Saadé, representa o resultado de sete anos de investigação e desenvolvimento envolvendo os melhores especialistas mundiais nas suas respectivas áreas.
A primeira viagem do CMA CGM Jacques Saadé levá-lo-á a Pusan, Tianjin, Ningbo, Xangai, Yantian, Singapura, Southampton, Dunquerque, Hamburgo, Roterdão, Algeciras e Port Kelang, numa rotação de 84 dias.
A CMA CGM tem encomendados mais oito navios de 23 mil TEU a GNL, além de cinco de 15 mil TEU.