O CMA CGM Jacques Saadé, o maior porta-contentores do mundo a GNL, é agora também o que carregou mais contentores cheios.
Na sua viagem inaugural, depois de ter sido entregue a 22 de Setembro, o CMA CGM Jacques Saadé carregou, no início da semana, antes de partir para a Europa, 20 723 TEU cheios.
Trata-se de um novo recorde, que supera o anterior máximo, estabelecido em Maio pelo HMM Algeciras, quando na sua viagem inaugural carregou 19 621 TEU.
Os responsáveis da CMA CGM falam numa “importante conquista operacional e comercial”. Facto é que, uns após outros, os novos “gigantes” dos mares têm conseguido iniciar as operações comerciais cheios, ou muito perto disso.
Resta saber se no dia-a-dia, e já sem visibilidade mediática, será possível à CMA CGM, à HMM (tem 12 navios de 23 000 TEU), à MSC e a outros manterem taxas de ocupação que justifiquem o gigantismo dos seus navios, todos alinhados no Ásia-Norte da Europa.
O CMA CGM Jacques Saadé tem uma capacidade nominal de transporte de 23 000 TEU. Está alinhado no serviço FAL1.