O Grupo CMA CGM juntou-se ao Grupo Volvo e à Renault na Flexis SAS, a nova marca de carrinhas eléctricas anunciada em Outubro do ano passado.
O grupo francês, aravés do fundo de capital de risco Pulse, comprou uma participação de 10% na empresa e compromete-se a investir 120 milhões de euros no projecto até 2026 (para quando está previsto o arranque da produção dos veículos).
Em Outubro, quando a Volvo e a Renault anunciaram a intenção de criar a Flexis, a CMA CGM ainda estava a estudar embarcar no projecto, o que agora se concretizou.
Volvo e Renault ficam, assim, com 45% da nova empresa cada e investirão, cada, 300 milhões de euros no seu desenvolvimento.
A Flexis SAS terá a sua sede em França, onde serão também produzidas as carrinhas eléctricas, na fábrica da Renault de Sandouville, que para o efeito deverá contratar 550 pessoas nos próximos quatro anos.
O mercado europeu de carrinhas eléctricas deverá triplicar até 30%, antecipam os promotores da nova marca, que apostam numa nova plataforma de VCL totalmente elétrica, que oferecerá grande modularidade para diferentes tipos de carroçarias a um custo competitivo.
Com a nova plataforma electrónica conectada, o novo veículo promete incorporar “capacidades sem precedentes para monitorizar as actividades de entregas e o desempenho comercial dos usuários, reduzindo em até 30% o custo global de uso para os players logísticos”, refere-se no comunicado emitido a propósito da parceria.