A CMA CGM lançou o primeiro navio porta-contentores de 23 mil TEU do mundo movido a GNL. Tem encomendados nove.
A cerimónia aconteceu nos estaleiros da Shanghai Jiangnan-Changxing Shipyard, onde o navio, o primeiro do mundo de 23 mil TEU a GNL, está a ser construído.
“Com o lançamento do primeiro navio de 23 mil TEU movido a gás natural liquefeito demonstramos que a transição energética pode ser efectivamente bem-sucedida no nosso sector, se todos os operadores trabalharem em conjunto. [O navio] abre caminho para uma abordagem global do transporte marítimo de mercadorias, onde o crescimento económico e a competitividade podem coexistir com a sustentabilidade e a luta contra as mudanças climáticas”, comentou a propósito Rodolphe Saadé.
O novo navio, que recebeu o nome do fundador da CMA CGM, Jacques Saadá, deverá entrar ao serviço no próximo ano, sendo alinhado nas ligações Ásia-Norte da Europa da Ocean Alliance.
De acordo com a CMA CGM, a propulsão a GNL reduz em 99% as emissões de enxofre e de partículas finas, as de óxido de nitrogénio em 85% e as de CO2 em cerca de 20%.
Além da alimentação a GNL, o Jacques Saadé tem outras novidades, entre as quais um sistema de ventilação inteligente que permite transportar contentores reefer no interior do navio.
Os nove navios de 23 mil TEU não serão os únicos a GNL na frota da CMA CGM. A companhia francesa tem encomendados cinco navios de 15 000 TEU a GNL para serem entregues em 2021 e 2022 e já opera três de 1 380 TEU (e aguarda outros tantos).