A CMA CMA deu mais um passo na digitalização da sua relação com os clientes com o lançamento do eSolutions, um ecossistema 100% digital.

Mais de metade das reservas já hoje são feitas através da plataforma electrónica da CMA CGM. Mas com o eSolutions a companhia propõe-se elevar a experiência a um outro nível, com o recurso a tecnologias como o intercâmbio electrónico de dados (EDI) e interfaces de programas de aplicações (API), permitindo aos clientes “um percurso 100% digital”.

Entre as funcionalidades oferecidas pelo eSolutions da CMA CGM estão o acesso electrónico a preços, reservas, conhecimentos de embarque (bill of lading), facturação, rastreamento e pagamento de taxas.

Mas não só. Seguindo a experiência do transporte aéreo, a CMA CGM anuncia o embarque prioritário dos contentores dos clientes que utilizem a nova plataforma. Para já, o embarque prioritário (isto é, a garantia do embarque das cargas) só estará disponível para os tráfegos entre a Índica e a Europa, mas o compromisso é generalizá-lo.

De resto, o eSolutions continuará ser enriquecido com novas funcionalidades, que irão sendo lançadas em todos os mercados e em todas as marcas/companhias do grupo gaulês.

Digitalização é estratégica

Rodolphe Saadé, presidente e CEO da CMA CGM, definiu a digitalização como uma prioridade estratégica fundamental para o desenvolvimento do grupo.

Em 2018, a CMA CGM acelerou a transformação digital através do desenvolvimento de tecnologias relacionadas com a Internet das Coisas e Inteligência Artificial, bem como com acordos de parceria relacionados com o blockchain.

O grupo francês tem, além disso, em Marselha, uma incubadora, a ZEBOX, que albergará 30 startups de todo o mundo até o fim de 2019.

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