A CMA CGM anunciou um resultado líquido de 5,6 mil milhões de dólares só no terceiro trimestre. E espera um quarto trimestre ainda melhor.
No terceiro trimestre, a CMA CGM mais do que duplicou as receitas, em termos homólogos, no shipping de contentores, para um total de 12,5 mil milhões de dólares. Isto apesar de os volumes transportados terem baixado 2,5% para 5,45 milhões de TEU.
A explicação para um tal contraste está no preço médio dos fretes, que subiu de 1 109 dólares/TEU há um ano, para 2 293 dólares/TEU agora.
A ajudar à performance financeira esteve a conjuntura do sector, com uma forte pressão do lado da procura. Uma situação que a CMA CGM antecipa que poderá manter-se “pelo menos durante o primeiro semestre de 2022”, nas palavras do CEO Rodolphe Saade.
Para aproveitar a conjuntura, a companhia gaulesa comprou, só este ano, 49 navios em segunda mão e recebeu 13 novos, com isso aumentando a sua oferta de capacidade para a casa dos 3,1 milhões de TEU.
Em resultado da maré alta de lucros, a consultora norte-americana Blue Alpha Capital estima que o sector do shipping de contentores terá alcançado lucros de 48 mil milhões de dólares só no terceiro trimestre, elevando o acumulado dos nove meses de 2021 para 105 mil milhões de dólares. Mais do que as companhias conseguiram nos últimos cinco anos.