O “Angola Shuttle” será um dos cinco serviços que constituirão a oferta renovada da CMA CGM para as ligações entre o Norte da Europa, o Mediterrâneo e a costa ocidental de África.
No caso do “Angola Shuttle”, o serviço, com uma frequência de nove dias, será operado por cinco navios de 2 000 TEU cada, com a rotação a ser Leixões, Lisboa, Tanger Med, Luanda, Lobito, Namibe e regresso a Leixões.
A reorganização da oferta da CMA CGM para o West África reforça o papel de Tanger Med como placa giratória entre a Europa e África. Por ali passarão o PC Weekly Service, o único com ligação directa aos portos do Norte do Velho Continente, o PC North Service, o PC Center Service, o PC South Service e, claro, o “Angola Shuttle”.
A CMA CGM justifica as mexidas com a racionalização da oferta e com a aposta em serviços intermodais para chegar ao interior do continente africano.
Além disso, é dito, será reforçada a ligação do West África ao resto do mundo através da conexão com os serviços para a Ásia, Médio Oriente e EPIC e América do Norte que escalam também Tanger Med.