O porto de Lisboa acolheu hoje mais um serviço da CMA CGM. E espera para o próximo dia 29 outro ainda. Isto depois do primeiro, que se estreou no início do mês.
Com a escala do CMA CGM Ivanhoe, hoje, o porto de Lisboa passa a integrar a rotação do Indamex, serviço da CMA CGM que liga os portos da Índia e do Egipto à Costa Leste dos EUA. (Nova Iorque, Norfolk, Charleston e Savannah).
Para já, a aposta é na exportação, mas a prazo a ideia é aproveitar a escala também para receber cargas de importação provenientes da Índia.
“Receber este novo serviço, com escalas regulares que ligam Lisboa aos três maiores continentes do mundo, reforçam o posicionamento do Porto de Lisboa, da cidade e do país, e é mais uma porta para servir melhor os nossos clientes”, destaca o presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), Carlos Correia, citado em comunicado.
A título de curiosidade, mas não só, note-se que o CMA CGM Ivanhoe é um navio de 9000-10 000 TEU, e mais de 100 mil GT.
Mas as novidades não se ficarão por aqui. Para o próximo dia 29, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS, está prevista mais uma estreia, com a chegada do CMA CGM Pemba, alinhado no serviço MedGulf, que liga o Mediterrâneo Ocidental aos portos de Miami e Houston (EUA), Altamira e Veracruz (México).
Neste caso, e pelo menos nesta fase de arranque, as escalas serão bimensais, mas a expectativa é que se tornem semanais.
No início do mês, recorde-se, a C;MA CGM trouxe para o porto da capital o seu serviço Amerigo, também de ligação do Mediterrâneo à Costa Leste dos EUA.
Todos estes serviços escalam o terminal de contentores de Alcântara, da Liscont, onde a Yilport está a fazer fortes investimentos de modernização.
a
Muitos Parabéns à Liscont ” PREGO A FUNDO” para trazer muitas ligações ao porto de Lisboa e Portugal num momento de grande “crise” em Leixões !