A CMA CGM terá contratado mais 12 navios porta-contentores de 13 mil TEU alimentados a metanol.
A encomenda foi comunicada à Bolsa da Coreia do Sul pela Korea Shipbuilding & Offshore Engineering, holding que controla os estaleiros da Hyundai Samho Heavy Industries, onde serão construídos os navios.
O aviso fala apenas num “cliente europeu” mas fonte da indústria apontaram para a CMA CGM.
A encomenda está avaliada em cerca de 2,05 mil milhões de dólares. As entregas deverão acontecer até Dezembro de 2026.
A confirmar-se, a carteira de encomendas da CMA CGM sobe para os 101 navios e mais de 972 mil TEU de capacidade, só superada (com grande vantagem, é certo) pela da MSC.
Ainda em Agosto passado, a transportadora gaulesa encomendou seis porta-contentores de 15 mil TEU a metanol à Dalian Shipbuilding, para entrega na segunda metade de 2025.
Mas as encomendas não deverão por aqui. A companhia tem actualmente 31 navios preparados para funcionar a metanol, sendo que já anunciou desejar com 77 no final de 2026.